A Associação Americana de Bibliotecas (ALA) celebra a Banned Books Week que é um evento que ocorrerá ao longo da semana celebrando a nossa liberdade de ler! É realmente o 30º aniversário da semana, que é quando o ALA libera a lista dos dez livros mais proibidos do ano anterior. The Hunger Games vem em 3º na lista da ALA. Na lista do TTYL e da The Color of Earth a série está em 1º e 2º, respectivamente.
É claro, que ao fazer essa lista de livros não é necessariamente uma coisa boa - embora muitos autores hoje têm abraçado como um distintivo de honra. Os livros que estão nessa lista são os mais frequentemente proibidos pelos pais e adultos em todo o país, que querem o livro fora de bibliotecas e/ou listas de leitura da escola.
Parte do que a Banned Books Week comemora é o fato de que, apesar desses desafios, vivemos em um país onde os livros fiquem nas prateleiras da biblioteca. A luta é mais sombria quando se trata de escolas, onde os pais geralmente têm mais influência, e os professores muitas vezes são forçados a mudar a lista de leitura ou oferecer alternativas para os filhos de pais descontentes.
0 comentários:
Postar um comentário